Inclusão e Acessibilidade em edifícios de uso coletivo: O desenho universal e o sistema de ensino de Presidente Prudente

Anna Marina Alonso y Alonso Guazzelli, Juliana Ruffato Resende, Mariana Giunta da Silva, Iracimara de Anchieta Messias

Resumo


Por meio deste artigo, pretende-se contribuir para a promoção do conceito de acessibilidade aplicado às edificações de uso coletivo no município de Presidente Prudente, através das leituras arquitetônica e urbanística. Relevaram-se aos aspectos e processos de natureza espacial, capazes de deliberar ou acentuar dinâmicas de diferenciação, que levam à exclusão sócio-espacial – o Desenho Universal.

Palavras-chave


Acessibilidade, Desenho Universal, edifícios de uso coletivo, inclusão social.

Texto completo:

PDF

Referências


Americans with Disabilities Act, ADA. Architectural and Transportation, Barriers Compliance Board, U.S., ADA, 2000.

ALMEIDA PRADO, Adriana Romeiro de. O Direito à Cidadania do Portador de Deficiência, Informativo Jurídico, São Paulo, CEPAM,1994.

ALMEIDA PRADO, Adriana Romeiro de. Município Acessível ao Cidadão, São Paulo, FUPAM, 2001.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos – NBR 9050/94, Rio de Janeiro, ABNT/Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, 1994.

ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência,Brasília, Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Município de São Paulo. Guia de Acessibilidade em Edificações, São Paulo, CPA/SEHAB, 2002.

DA MATTA, Roberto. A Casa & a Rua. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE E MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Legislação sobre Barreiras Arquitetônicas – Leis Orgânicas dos Municípios de Estado de São Paulo, São Paulo, Agosto de 2000.

GUIMARÃES, Marcelo Pinto. A Graduação da Acessibilidade à Norma NBR 9050 – 1994: Uma Análise de Conteúdo, Belo Horizonte, Centro de Vida Independente de Belo Horizonte,1995.

NEUFERT, Ernest. Arte de Projetar em Arquitetura, 11º edição, Editorial Gustavo Gili S/A, 1996.

OLIVEIRA, Carlos Afonso da Silva. A Gestão da Política de Inclusão das Pessoas Portadoras de Deficiência – Brasília: Ministério da Justiça, 2001 (Cidadania &Inclusão).

VAZ, José Carlos, Org. 50 Dicas – Idéias para a ação municipal, São Paulo, Polis, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anna Marina Alonso y Alonso Guazzelli, Juliana Ruffato Resende, Mariana Giunta da Silva, Iracimara de Anchieta Messias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.