Avaliar o tratamento do tema sustentabilidade nos Projetos Integradores do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto

Sandra Rolim Ensslin, Solange Maria Loureiro, Juliane Vieira de Souza, Leonardo Ensslin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho do tema sustentabilidade no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC). A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de natureza exploratória e aplicada. O instrumento de pesquisa utilizado para alcançar o objetivo proposto foi a Metodologia MCDA-C tendo em vista sua capacidade de organizar, desenvolver e disseminar entre os atores o entendimento do contexto. No contexto analisado foram construídos cinco objetivos estratégicos. Estes objetivos estratégicos por sua vez são explicados por 25 Pontos de Vistas Elementares (PVEs), ou seja, indicadores de desempenho. Isto permitiu dar transparência ao diagnóstico do desempenho para cada um dos sistemas independentes que necessitam ser gerenciados no contexto da sustentabilidade no curso.

Palavras-chave


Avaliação de Desempenho; MCDA-C; Projetos Integradores; Sustentabilidade; Transversalidade.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i1.109

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