Pioneirismo na educação profissional tecnológica em Design Gráfico no Brasil: a criação do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do Cefet-PE e a experiência da primeira turma

Rafael Efrem, Marcos da Costa Braga

Resumo


Com início em 2000, o Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do Cefet-PE foi o primeiro curso desta modalidade criado no Brasil.Entre Manguebeat, política neoliberal da educação do governo FHC e academia refratária à possibilidade de formação profissional tecnológica, este artigo tem como objetivo compreender a criação deste curso pioneiro na cidade do Recifeconsiderando o processo de consolidação da educação profissional, o mercado recifense de design gráfico e a experiência da primeira turma. A metodologia de pesquisa se baseia na História Oral (Alberti, 2013) com abordagem da Micro-História (Barros, 2007). Desta forma, foi possível problematizar os tensionamentos entre Bacharelado e educação profissional tecnológica, a cultura do ensino técnico da instituição e o curso novo e, no fulcro, abrir a discussão sobre possíveis modificações no campo do design e na identidade do profissional a partir desta modalidade que se tornou quantitativamente hegemônica no país.


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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1810

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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