Design de estratégia de ensino-aprendizagem para o estudo de máquinas térmicas

Francisco George de Sousa Lope, Tiago Barros Pontes e Silva, César Augusto Domingos Filho

Resumo


O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades de uso de uma abordagem de design na concepção de uma estratégia de ensino-aprendizagem para o conteúdo “máquinas térmicas” da segunda etapa do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola Centro Educacional 06 de Ceilândia (CEd 06). Para tanto, foi adotado um delineamento composto por cinco etapas: estudo do contexto do problema de pesquisa; diagnóstico; concepção da estratégia de ensino-aprendizagem; implementação da estratégia; e, finalmente, exploração dos impactos preliminares da estratégia no contexto estudado. Os dados preliminares, sugerem que a estratégia de ensino-aprendizagem parece impactar de maneira positiva o contexto escolar, o engajamento dos estudantes com a disciplina e seu nível de participação e comprometimento, reduzindo as taxas de ausência. Além disso, houve o aumento da satisfação das turmas e do professor, que abordaram os conceitos de maneira mais vinculada aos seus contextos reais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Francisco George de Sousa Lope, Tiago Barros Pontes e Silva, César Augusto Domingos Filho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.