Ensino de História do Design para alunos com deficiência auditiva
Abstract
Este artigo apresenta um relato sobre estratégias adotadas no ensino de História do Design para pessoas com deficiência auditiva, envolvendo a utilização de recursos visuais e a produção de materiais cujas adaptações visaram estimular e despertar a compreensão dos temas abordados, bem como a formação de uma consciência histórica. Amparadas por estudos de pesquisadores que exploram as definições e categorizações das linguagens verbal e pictórica, as estratégias apresentadas e discutidas preconizam a formulação de estratégias e recomendações para a elaboração de roteiros imagéticos, com o intuito de fornecer um material paradidático que permita ao discente surdo sentir-se incluído no ambiente universitário.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 25 de abril de 2002.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 7 de julho de 2015.
BRUNO, Marilda M. G. Educação infantil, saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação sinalização. [4. ed.] Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
CANABARRO, Ivo dos S. Teoria e Métodos da História. Vol. I. Ijuí: Editora Unijuí, 2008.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do Design. São Paulo: Blucher, 2008.
COUTINHO, Solange. Variáveis da Linguagem Gráfica. In:Notas de aula.Trabalhonãopublicado: UFPE, 2008.
EDWARDS, R. L. Pecha Kucha in the classroom: tips and strategies for better presentations. Remixing the Humanities, nov. 2012. Disponível em https://remixhumanities.wordpress.com/2010/11/03/pecha-kucha-in-the-classroom-tips-and-strategies-for-better-presentations/ Acesso em: 13 jun. 2023.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FRUTIGER. Adrian. Sinais e Símbolos: desenho, projeto e significação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MANTOAN, Maria Teresa E. Uma escola para todos: o mote da inclusão. In: STOBAUS, C.;MOSQUERA, J. (org.). Educação especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: PUCRS, p. 27-40, 2003.
MESQUITA, G.; SILVA, L. Otti Berger, Seminário de História do Design, Universidade Federal do Maranhão, 2022.
PETTERSON, R. Information Design 2. Text Design. Tullinge: Institute for Infology, 2013.
MEGGS, Philip. B.; PURVIS, Alston. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
QUIXABA, Maria Nilza O. A inclusão na Educação: humanizar para educar melhor. São Paulo: Paulinas, 2015.
SANTOS, Martinha Clarete D. Uma escola inclusiva:discurso de um coletivo singular.Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP,Campinas: Brasil, 2018. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333329. Acesso em: 6 jun. 2022.
SANTOS, Martinha Clarete D. Educação especial e inclusão: por uma perspectiva universal. Revista Retratos da Escola, v. 7, nº 13, p. 277-289, 2013. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/305. Acesso em: 2 mar. 2023.
SANTOS, Paulo J. A. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas:práticas e propostas. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, Rio de Janeiro: Brasil. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874. Acesso em: 15 fev. 2023.
SILVA, Marilia da Piedade Marinho. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo.São Paulo: Plexus, 2001.
TWYMAN, Michael. A schema for study of Graphic Language. In: KOLLERS, P. A.; WROSTAD, M. E. (eds). The Processing of Visible Language. Nova York: Plenum, 1979. p. 117-150.
TWYMAN, Michael. Futher thoughts on a schema for describing graphic language. In: 1stInternational Conference on Typography and Visual Communication. Greece, 2002.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i2.1716
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2023 Márcio James Soares Guimarães, Cristina Portugal, Mônica Moura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.