Eugênio Hirsch: um acervo particular
DOI:
https://doi.org/10.35522/eed.v33i3.2231Palavras-chave:
memória gráfica, Eugênio Hirsch, acervo digital, memórias do design cariocaResumo
Este artigo relata o inventário de uma coleção particular doada aos pesquisadores, a fim de se constituir um acervo composto integralmente por artefatos visuais de natureza gráfica, que incluem originais, artes-finais e impressos propriamente ditos, produzidos pelo emblemático artista gráfico Eugênio Hirsch, para além de suas conhecidas capas de livros. O projeto visou à salvaguarda dos artefatos por meio da digitalização, a fim de constituir um acervo de memória gráfica do artista e integrá-lo ao portal Memórias do Design Carioca, com base nos métodos de Altmayer et al. (2023). Como resultado, tem-se um exemplo de preservação do patrimônio digital local (Unesco, 2023) por meio de plataformas digitais de baixo custo, enfatizando-se a relevância das escolhas curatoriais ao longo do processo.Downloads
Referências
ALTMAYER, G. et al. Memória gráfica brasileira e arquivo ESDI: o digital como meio para história do design em rede. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 11., 2023, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2023. p. 752-763.
ARANTES, P. Memória, Arquivo e Curadoria na Cultura Digital. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política, São Paulo, vol. 12, nº 34, p. 95–109, ago. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora. Acesso em: 12 set. 2024.
CARDOSO, R. (Org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
FARIAS, P.; BRAGA, M. da C. (Orgs.). Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blücher, 2018.
FERNANDES, A. A construção de um imaginário moderno: as capas da Editora Civilização Brasileira (1960/1975). A/E Revista do programa de pós-graduação em artes visuais EBA, UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MATOS, C. MUSEU PORTÁTIL: Manual prático para digitalização de acervos para difusão digital. 2023. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:Museu_Portatil_Edi%C3%A7%C3%A3o_de_Bolso_Manual_2022.pdf&page=3. Acesso em: 12 set. 2024.
MCLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972.
MORAES, D. D. de. O design de Eugênio Hirsch para livros didáticos da Companhia Editora Nacional. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 132-153, 2018. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/132/293. Acesso em: 04 set. 2024.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
ROLLO, M. F. Desafios e responsabilidades das humanidades digitais: preservar a memória, valorizar o patrimônio, promover e disseminar o conhecimento. O programa Memória para Todos. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, n. 69, p. 19-44, jan./abr. 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. [S. l.], 2025. Disponível em: http://portal.unesco.org. Acesso em: 16 jul. 2025.
VALADARES, P. (org.). Memória Gráfica no Agreste. Recife: Cepe Editora, 2018.
WROBLEWSKI, L. Mobile First. New York: A Book Apart, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
