O projeto de Bornancini e Petzold: um estudo sobre inovação no produto para a Todeschini
Abstract
Neste artigo enfatizamos um episódio de inovação no cenário regional, como de interesse para a história do design brasileiro. Trata-se da intervenção de José Carlos Mario Bornancini e Nelson Ivan Petzold na Todeschini em 1966, então fabricante de acordeões. Inicialmente, buscamos compreender o contexto mais amplo da industrialização brasileira, ocorrido na primeira metade do século XX, a fim de identificar os seus nexos com o setor moveleiro e o caso em análise. A intenção é evidenciar como o design pode redirecionar a linha de produção e, assim, contribuir para o reposicionamento no mercado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-07-08
Issue
Section
Papers
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
O projeto de Bornancini e Petzold: um estudo sobre inovação no produto para a Todeschini. (2014). Estudos Em Design, 22(1). https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/582
