Ver pelo tato: contribuição do Design Inclusivo na formação de imagens mentais
DOI:
https://doi.org/10.35522/eed.v29i3.1280Keywords:
Design Inclusivo, Imagem Mental, Deficiência Visual, Livro Infantil, Contação de HistóriasAbstract
Ler e interpretar uma imagem por meio da percepção tátil é uma atividade essencial para o leitor com deficiência visual. Este artigo aborda uma reflexão sobre livros infantis, imagens táteis, sua importância para o desenvolvimento infantil e atividades de pesquisa em Design Inclusivo, visando ao desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos que promovam a Educação Inclusiva. Utilizando métodos de análise qualitativa, são apresentadas duas experiências: uma de interpretação de imagens em livro inclusivo disponível no mercado editorial; outra de adaptação artesanal de materiais de apoio à leitura. Como resultado, demonstra-se possibilidades de como promover a autonomia da criança quanto à interpretação dos elementos pictóricos presentes nos livros infantis. Estas experiências foram realizadas pelos autores durante pesquisa de doutoramento em Design.
Downloads
References
ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag. Lectura de Imágenes: los niños interpretan textos visuales. México: FCE, 2004.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução de Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades Editora, 2009.
CARDEAL, Márcia. Ver com as mãos: a ilustração tátil em livros para crianças cegas. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.
GRIFFIN, Harold; GERBER, Paul. Desenvolvimento tátil e suas implicações na educação de crianças cegas. Revista do Instituto Benjamin Constant, ed. 05. Rio de Janeiro: IBC, 1996.
GUIMARÃES, Márcio; NAKATA, Milton; MOURA, Mônica. Ilustrações hápticas: imagens para a inclusão. Revista Educação Gráfica, v. 21, 3 ed., 2017.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. O processo de adaptação de livros didáticos e paradidáticos na inclusão de alunos cegos em escolas especiais e inclusivas. Revista do Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: IBC, 2008.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: CosacNaify, 2011.
NUERNBERG, Adriano. Ilustrações táteis bidimensionais em livros infantis: considerações acerca de sua construção no contexto da educação de crianças com deficiência visual. Revista Educação Especial, v. 23, n. 36, 2010.
POLATO, Enrica. La lettura di um TIB (Tactile Illustrated Book) come contesto per l’espressione di domande da parte dei bambini com deficit visivo: uma ricerca esplorativa. Tese (Doutorado). 2013. Università degli Studi di Padova, Itália.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
TYPHLO & TACTUS. l'Album Illustré tátil: guidelines for books, Paris, França, 2008.
VALENTE, Danyele. Os diferentes dispositivos de imagens e ilustrações táteis e as possibilidades de produção de sentido no contexto perceptivo dos cegos. Revista Educação, Arte e Inclusão. Florianópolis, v. 02, dez. 2009.
VALLAT, Dominique; SCHWAB, Anne-Lise. Créer une bibliothèque tactile en Suisse romande pour faire face au manque de moyens d'accès à la lecture. Terra Haptica, n.1, p. 95-106, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
