Hipermídia para aprendizagem no contexto da EAD: uma avaliação a partir de métodos prospectivos

Juliane Vargas Nunes, Berenice Santos Gonçalves

Resumo


Este artigo apresenta uma avaliação qualitativa do processo de interação entre alunos/usuários e uma hipermídia para aprendizagem no contexto da EAD. Os dados, organizados a partir das categorias de navegação, legibilidade e uso de recursos midiáticos, apontaram resultados sobre o papel da linguagem visual na retenção da informação e a pouca familiaridade do público com tal tipo de sistema.

Palavras-chave


Hipermídia para aprendizagem, interação, navegação, EAD.

Texto completo:

PDF

Referências


BEVILACQUA, Tatiana Silva. O conceito de interface no contexto do design. In 3º Congresso nacional de design da informação, 2007, Curitiba. Anais...Curitiba: SBDI, 2007.

FARIA, José Neto de; MOURA, Mônica. Design contemporâneo em meios eletrônicos digitais: interface, interatividade e navegação. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

LIMA-MARQUES, Mamed e CAVALCANTE, Gustavo Vasconcellos. Hipermídia e Rede Complexa. In: ULBRICHT, Vania Ribas; PEREIRA, Alice Therezinha Cybis (Orgs). Hipermídia: desafios da atualidade. Florianópolis: Pandion, 2009, p. 156-172.

NUNES, Juliane Vargas. Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD. 150p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica. 2012.

NUNES, Juliane Vargas et al. Objetos de Aprendizagem: um estudo comparativo entre modelos de metadados. In: 5º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (Conahpa), 20011, Pelotas. Anais...Florianópolis: UFSC/UCPel/UFPel, 2011.

PADOVANI, Stephania; MOURA, Dinara. Navegação em Hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008.

PADOVANI, Stephania. Usabilidade de sistemas de navegação em hipermídia. In: 3º Conahpa, 2008, São Paulo/SP. 3º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2008.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: Além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Palus, 2004.

SHNEIDERMAN, Ben; PLAISANT, Catherine. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 4th ed. Boston: Addison Wesley, 2005.

ULBRICHT, Vania Ribas et al. Design de hipermídia: proposta metodológica. In: 3º Conahpa, 2008, São Paulo/SP. 3º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2008.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v20i2.97

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Juliane Vargas Nunes, Berenice Santos Gonçalves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.