Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo Práticas interdisciplinares em uma Escola Pública de Artes

Eliane Jordy Iung

Resumo


Esta dissertação apresenta o processo de criação e parte da história da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como eixo de ação ser um espaço dedicado ao ensino de arte para crianças e adolescentes de Nova Friburgo, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. Particularmente, a pesquisa realizada se apoia em análises desenvolvidas sobre os projetos anuais da referida escola que envolviam diversas linguagens artísticas sob uma perspectiva pedagógica interdisciplinar. A pesquisa teve por pano de fundo um aprofundamento teórico em torno das concepções de arte/educação, interdisciplinaridade, metodologia de projeto, políticas públicas e memória. Teve por base, entre outros, autores como Ana Mae Barbosa, Edgar Morin, Walter Benjamin, Lev Semenovitch Vigotski, Jorge Larrosa Bondía, Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi, Rita Couto, Sonia Kramer, destacando-os como interlocutores privilegiados. Como recurso metodológico foi utilizada a entrevista semiestruturada, trazendo a polifonia presente nas vozes dos efetivos construtores da escola: alunos, professores, pais e responsáveis; coordenadores e todos os membros da comunidade escolar. Como resultado da investigação empreendida, conclui-se que a Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como propósito fazer um trabalho unindo a cultura e a educação, revelou-se mais ampla ao avançar no propósito da valorização das experiências distintas de todos os envolvidos, em um constante diálogo entre prática e reflexão, possibilitando transformações na expressão dos sujeitos da pesquisa e em seu entorno. O presente estudo pretendeu contribuir com o registro e sistematização da metodologia da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, para que outras experiências possam ser realizadas em práticas análogas.

Palavras-chave


Arte/educação; Interdisciplinaridade; Cidadania, Metodologia projetual.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Eliane Jordy Iung

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.