Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileiras

Maurício Bernardes, Graziela Kauling

Resumo


O Design geralmente é associado ao fator estético e funcional dos produtos. No entanto, desde os anos 90, este conceito mudou e o  significado deste termo se tornou mais abrangente. Atualmente,  essa palavra está associada a fatores estratégicos dentro das organizações. O objetivo desta pesquisa visa estudar a inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção, situadas no Brasil. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar como as empresas de confecção em Araranguá, no estado de Santa Catarina - Brasil,  introduzem o design em seus processos. A análise foi realizada através de uma comparação com o Modelo de Gestão de Design apresentado pelas autoras Bruce; Cooper e Vazquez como um elemento norteador da pesquisa. A amostra englobou cinco empresas desenvolvedoras de produtos de moda, cuja a análise qualitativa dos dados resultou em sugestões de melhoria para cada empresa pesquisada.


Palavras-chave


Empresas de Moda, Gestão de Design, Design de Moda

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i2.79

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