Um exercício de colaboração por meio de práticas projetuais: Mães Inosel

Bárbara de Oliveira e Cruz, Rita Maria de Souza Couto, Roberta Portas

Resumo


Este trabalho trata de um exercício de colaboração proposto, por meio de capacitação baseada em práticas projetuais do campo do design, às mães que possuem filhos na escola Inosel. O Inosel (Instituto Nossa Senhora de Lourdes) fica localizado no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. É uma escola católica, beneficente, de assistência social, que integra alunos surdos e com audição normal. Como escola beneficente, ela auxilia, com bolsas de estudos, crianças com deficiência auditiva que moram na cidade do Rio de Janeiro. O estudo de caso a que se refere o presente artigo caracterizou-se pela construção de uma metodologia própria com atividades direcionadas às especificidades do grupo. Esta baseou-se na metodologia do Design em Parceria, viabilizando o trabalho com o grupo em torno de etapas projetuais do design, empoderando dessa forma as participantes a desenvolver tarefas a partir de seus desejos, conhecimentos e expectativas.


Palavras-chave


Design em Parceria, Colaboração, Interdisciplinaridade, Inosel

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v27i3.770

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Bárbara de Oliveira e Cruz, Rita Maria de Souza Couto, Roberta Portas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.