Modelo de Ensino de Métodos de Design de Produtos

Ana Veronica Pazmino, Maria Rita de Souza Couto

Resumo


 O trabalho apresenta um modelo de ensino de métodos de projeto de produto elaborado de modo a facilitar o trabalho docente nas disciplinas de metodologia de projeto e projeto de produto. A pesquisa vem ao encontro da necessidade de, durante o processo projetual, lidar com vários saberes que deverão estar presentes não apenas na fase de projeto abstrato, como também na concretização do objeto. Sustenta-se na investigação que cabe ao docente ser um facilitador da aprendizagem do futuro designer, demonstrando conhecimento profundo da disciplina a ser ministrada, de forma a ressaltar seus aspectos fundamentais e esclarecer acerca de suas aplicações práticas. O aporte teórico do trabalho mostra que a atividade cientifica do design, que estuda métodos e determina a lógica e processos sequenciais se mostra adequada para tornar o design uma prática reflexiva. Entre as habilidades e competências, o designer deve ter capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando-se do domínio de técnicas e do processo de criação, assim como domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e análise de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados. As duas habilidades e competências são básicas, pois é isso que se deseja do formando. Assim, o ensino de design deve ser de qualidade e os conhecimentos de métodos projetuais devem ser apreendidos pelo futuro designer para que possa exercer a sua profissão com segurança. O método não garante a solução nem a eficácia do projeto e da sua concretização, pois está relacionado à aproximação com os saberes sendo apenas uma garantia de consecução da finalidade. Dessa forma, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo propor o Modelo de Ensino de Métodos de Design de Produto (MEM), apoiado na teoria da aprendizagem significativa. O MEM visa que o professor use estratégias diferenciadas para alcançar a aprendizagem significativa, a partir de um guia que se apóia nos conhecimentos da pedagogia por meio da metodologia do ensino superior. O trabalho propõe estratégias de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos como instrumentos capazes de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz de 40 métodos de projeto de produto. Finalmente, o trabalho apresenta a aplicação do MEM pelo período de um semestre na disciplina de Metodologia de Projeto da Univille. A partir dos resultados da avaliação conclui-se sobre a eficácia do modelo, recomendando-se seu uso por outros docentes das disciplinas de Metodologia de Projeto e Projeto de Produto em cursos de design.


Palavras-chave


Pedagogia do Design, Projeto de Produto, Métodos de Projeto, Modelo de Ensino de Projeto, MEM.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i1.73

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ana Veronica Pazmino, Maria Rita de Souza Couto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.