Tipografia para crianças: estudos de legibilidade

Letícia Rumjanek

Resumo


Apesar da quantidade de estudos que avaliam a legibilidade de composições e desenhos tipográficos, poucos consideram crianças em processo de alfabetização. O artigo reúne dados de estudos recentes com essa faixa etária, pouco difundidos no Brasil. Constatou-se que os estudos desenvolvidos em instituições ou por profissionais ligados ao design dão maior ênfase às questões tipográficas; e os estudos desenvolvidos fora do âmbito da atividade, por pesquisadores nas áreas de educação e psicologia, privilegiam os métodos de pesquisa empregados. Analisando as diferentes abordagens, pode-se concluir que um maior cuidado com os dois aspectos produziria resultados mais significativos nesse tipo de pesquisa.


Palavras-chave


tipografia para crianças; legibilidade; metodologia.

Texto completo:

PDF

Referências


BINNS, Betty. Better type. EUA: Watson-Guptill Publications, 1989.

COGHILL, Vera. Can children read familiar words set in unfamiliar type? Information Design Journal, v. 4, n. 1, p. 254-260, 1980.

DAINES, Mike. The Sassoon Typefaces: an education in letterforms. Baseline , n. 24, p. 33- 40, 1997.

HUGHES, Laura E. e WILKINS, Arnold J. Typography in children’s reading schemes may be suboptimal: Evidence from measures of reading rate. Journal of Research in Reading, v. 23, n. 3, p. 314-324, 2000.

RABAN, Bridie. Text display effects on the fluency of young readers. Journal of Research in Reading, v. 1, n. 5, p. 7-28, 1982.

REHE, Rolf F. Typography: how to make it most legible. Connecticut: West Port, 1974.

SASSOON, Rosemary. Through the eyes of a child: perception and type design. In: JURY, David (ed). Typographic Writing. Reino Unido: ISTD, p. 106-111, 2001.

SPENCER, Herbert. The Visible Word. Nova Iorque: Hastings House Publishing, 1969.

TRACY, Walter. Letters of credit. A view of type design. Londres: Gordon Fraser,1986.

WALKER, Sue. The songs the letters sing : typography and children´s reading. Reading: National Centre for Language and Literacy, 2005.

WILKINS, A. J., JEANES. R. J.. PUMFREY, P. D. e LASKIER, M. Rate of reading test: Its reliability, and its validity in the assessment of the effects of coloured overlays. Ophthalmic and Physiological Optics, v. 16, n. 6, p. 491-497, 1995.

ZACHRISSON, Bror. Studies in the legibility of printed text. Stockholm: Almqvist & Wiksell, 1965.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v18i2.56

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Letícia Rumjanek

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.