Design em situações de ensino-aprendizagem

Cristina Portugal, Rita Couto

Resumo


Este artigo refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais didáticos concretos e digitais. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, que é um jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. A presente investigação estabelece uma proposta de modelo conceitual e de ação pedagógica para a análise de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensinoaprendizagem.


Palavras-chave


Design em Situações de Ensino-aprendizagem; Interdisciplinaridade; Jogo

Texto completo:

PDF

Referências


BONFIM, Gustavo. A. "Algumas considerações sobre teoria e pedagogia do design". Rio de Janeiro: Estudos em Design. V. 2, n° 2, 1999.

BONSIEPE, Guisepe. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

BRUNER, Jerome. Actos de Significado. Más allá de la Revolución Cognitiva, Madrid: Editorial Alianza, 2006.

CAPRA, Fritjof. Pertencendo ao universo: explorações nas fronteiras da ciência e da espiritualidade. São Paulo: Cultrix, 1994.

COUTO, Rita M. S. “Desenvolvimento de ilustrações de movimentos da Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS”. In: 4º Congresso Internacional de Design da Informação & 3º InfoDesign Brasil | Congresso Brasileiro de Design da Informação, Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2009.

_______. “Processo de projeto do jogo Multi-Trilhas: um exemplo de Design Participativo”. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo : SENAC, 2008. v. 1. p. 1-5.

EFLAND, Arthur D.; FREEDMAN, Kerry e STUHR, Patrícia. Educación y el Arte Posmoderno. Barcelona: Paidos, 2003.

FONTOURA, Antonio M. EdaDe – Educação de crianças e jovens através do design. Florianópolis, 2002. 337p. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Santa Catarina: UFSC, 2002.

FRASCARA, Jorge. Diseño gráfico para la gente. Buenos Aires: Infinito, 1997.

FREEDMAN, Kerry. Emseñar La Cultura Visual. Barcelona: Octaedro, 2003.

KRAMER, Sônia. “Propostas pedagógicas ou curriculares: Subsídios para uma leitura crítica”. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, dezembro, 1997.

KRESS, Gunther. El alfabetismo en la era de de los nuevos medios de comunicación. Archidona, Málaga: Aljibe, 2005.

MALDONADO, Tómas. Memoria y conocimiento. Sobre los destinos del saber en la perspectiva digital. Barcelona, Gedisa, 2007.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PIAGET, Jean. "Psicologia da primeira infância". In Katz, David. Psicologia das idades. São Paulo: Manole, 1988.

PORTUGAL, Cristina. Design em Situações de Ensino-aprendizagem. Um diálogo Interdisciplinar. 2009. 206p. Tese (Doutorado em Design), Departamento de Artes & Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

_______. “Design em Situações de Ensino-aprendizagem para auxiliar a aquisição, por crianças surdas, do Português escrito e da LIBRAS”. In: Anais do 3º Congresso Internacional de Design da informação e 2º Congresso Brasileiro de Design da Informação, 2007, Curitiba: SBDI, 2007.

SHULMAN, Lee S. "Paradigmas y Programas de Investigación en el Estudio de la Enseñanza: Una Perspectiva Contemporánea", en WITTROCK, Merlin C. (ed.): La Investigación de la Enseñanza, I. Enfoques, Teorías y Métodos, Barcelona: Paidós, 1986.

_______. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Disponível em: http://www.ugr.es/local/recfpro/Rev92ART1.pdf. Acesso 20 de Set. de 2008.

VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

_______. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1987.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v18i1.42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.