Incongruências entre os mecanismos de buscas e a aprendizagem

Leonardo Penna, Manuela Quaresma

Resumo


Este artigo procura apresentar uma análise da compatibilidade dos mecanismos de buscas com o processo de aquisição de conhecimento. Sua motivação foi apurar possíveis inconsistências entre os critérios de seleção de resultados adotados por essas ferramentas e os aspectos cognitivos inerentes à aprendizagem. Buscou-se a identificação dos processos fisiológicos e psicológicos que transcorrem no momento em que estamos adquirindo conhecimento e posteriormente avaliou-se possíveis incongruências com o funcionamento dos buscadores. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que a utilização da popularidade na hierarquização dos resultados destoa das características cognitivas dos usuários e pode impor dificuldades para aquisição de novos saberes.

Palavras-chave


Buscas, Mecanismos de buscas, Relevância, Resultados, Conhecimento, Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ASK. Help Center: How does Ask.com search for answers to my questions?, [S.l.]: 2012. Disponível em http://help.ask.com/link/portal/30015/30018/Article/7/How-does-Ask-com- search-for-answers-to-my-questions>. Acesso em: 10 jan. 2015, 16:50:00.

BOEREE, C. George. Moral Development, [S.l.]: 2009. Disponível em http://webspace.ship.edu/cgboer/genpsymoraldev.html>. Acesso em: 15 jun. 2013, 20:30:00.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010, São Paulo: 2011. Disponível em http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2010.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015, 17:30:00.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013, São Paulo: 2014. Disponível em <http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015, 17:30:00.

COUVERING, Elizabeth V. Is Relevance Relevant? Market, Science, and War: Discourses of Search Engine Quality. In: Journal of Computer-Mediated Communication,12. London: International Communication Association, 2007.

FISHKIN, Rand. Google vs. Bing: Correlation Analysis of Ranking Elements, [S.l.]: 2010. Disponível em <http://moz.com/blog/google-vs-bing-correlation-analysis-of-ranking- elements>. Acesso em: 10 jan. 2015, 20:30:00.

GILLESPIE, Tarleton. The Relevance of Algorithms, Cambridge: MIT Press, 2014. Disponível em <http://6.asset.soup.io/asset/3911/8870_2ed3.pdf>.Acesso em: 10 jan. 2015, 19:50:00.

GOLDSTEIN, E. Bruce. Cognitive Psychology: Connecting Mind,Research, and Everyday Experience, 3. ed. Belmont: Wadsworth, 2011.

GOOGLE. How Search Works: The Story, [S.l.]: 2013a. Disponível em <http://www.google.com/intl/en/insidesearch/howsearchworks/thestory/index.html>. Acesso em: 20 jun. 2013, 19:50:00.

GOOGLE. How Search Works: Rastreamento e indexação, [S.l.]: 2013b. Disponível em <http://www.google.com/intl/en/insidesearch/howsearchworks/thestory/index.html>. Acesso em: 10 jan. 2015, 13:00:00.

GOOGLE. Por que usar o Google, [S.l.]: 2011. Disponível em <http://www.google.com.br/why_use.html>. Acesso em: 20 jun. 2013, 19:30:00.

KIM, Kyung Hee. The Creativity Crisis: The Decrease in Creative Thinking Scores on the Torrance Tests of Creative Thinking. Londres: Creativity Research Journal, 2011, p. 285-295. Disponível em <http://kkim.wmwikis.net/file/view/Kim_2011_Creativity_crisis.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2013, 20:30:00.

PURCELL, K.; BRENNER, J; RAINIE, L. Search engine use 2012, [S.l.]: 2012. Disponível em <http://www.pewinternet.org/files/old-

media//Files/Reports/2012/PIP_Search_Engine_Use_2012.pdf>

ROUE, Leah Christine. A Study of Grade Level and Gender Differences in Divergent Thinking among 8th and 11th Graders in a Mid-Western School District. Minnesota: 2011. Disponível em<http://www.ncete.org/flash/pdfs/Roue%20Dissertation%20Final%20Upload.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2013, 20:30:00.

SERASA EXPERIAN. Google Brasil lidera buscas na Internet em março, de acordo com dados da Hitwise, [S.l.]: 2014. Disponível em <http://noticias.serasaexperian.com.br/google-brasil-lidera-buscas-na-internet-em-marco-de- acordo-com-dados-da-hitwise>. Acesso em: 10 jun. 2015, 10:30:00.

SEOmoz . 2013 Search Engine Ranking Factors, [S.l.]: 2013. Disponível em<http://moz.com/search-ranking-factors>.Acesso em: 10 jun. 2015, 10:30:00.

SIMPSON, Thomas W. Evaluating Google as an epistemic tool. In: Metaphilosophy, Vol. 43, No. 4. Malden: Blackwell Publishing Ltd, jul. 2012.

SOUSA, David. How the Brain Learns, 6. ed. [S.l.]: Corwin, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Leonardo Penna, Manuela Quaresma

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.