A pesquisa em design de moda no brasil a partir de periódicos da área: tecnologia para análise sistemática

Bibiana Silveira Horn, Vinicius Gadis Gadis Ribeiro, Wilson Gavião

Resumo


Este artigo apresenta um estudo realizado a partir de periódicos qualificados da área de Design de Moda. O objetivo deste trabalho é apresentar o panorama geral das pesquisas acadêmicas nessa área, assumindo-se que na publicação em periódicos ocorre a divulgação de resultados de projetos de pesquisa. O trabalho analisa 224 artigos publicados em três diferentes periódicos. A metodologia empregada foi a análise sistemática, tendo sido aplicadas algumas das técnicas de mineração de dados. Ao final, verifica-se que a técnica de mineração de dados, combinada com estatística descritiva apoiaram a análise sistemática, proporcionou a obtenção dos resultados deste panorama, bem como o perfil de cada periódico analisado.


Palavras-chave


Epistemologia do Design, Análise Sistemática, Mineração de Dados, Artigos, Periódicos Nacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE NETO, Mariano Lopes. A produção científica de Design de Moda no Brasil: um estudo bibliométrico. Disponível na internet por http em: <http://sitios.anhembi.br/damt/arquivos/1.pdf.> Acesso em: 9 jun. 2013.

BONADIO, Maria Claudia. A produção acadêmica sobre moda na pós-graduação Stricto Sensu no Brasil. IARA: revista de Moda, Cultura e Arte. São Paulo, v.3, n.3, 2010.

CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Senac, 2008.

CALDAS, Dário. Observatório de sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac, 2006.

CONTI, Giovanni Maria. Moda e cultura de projeto industrial: hibridação entre saberes complexos. In: PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda olhares diversos. Barueri: Estação das Letras, 2008.

FIORINI, Verônica. Design de moda: abordagens conceituais e metodológicas. In: PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda olhares diversos. Barueri: Estação das Letras, 2008.

GOLDSCHIMITD, Ronaldo; PASSOS, Emmanuel. Data Mining – um guia prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

HORN, B. S. Uma análise da pesquisa em design de moda no Brasil a partir de periódicos da área. 2014. Dissertação (Mestrado) Centro Universitário Ritter dos Reis, Curso de Pós-Graduação em Design.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologias do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2009.

LIPOVESTKY, Gilles. O império do efêmero: a Moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Editora Schwarcz LTDA., 2009.

PIRES, Dorotéia Baduy. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. São Paulo, n.9, ano VI, 2002.

SABINO, Marco. Dicionário da Moda. Rio de Janeiro: Campos, 2007.

SAMPIERI, C. Roberto Hernández et. al. Metodología dela investigación. Colombia: Panamericana Formas e Impresos S.A., 1997.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de Coleção. Brusque: Ed. do Autor, 2003




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v23i1.192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.