30 anos de excelência

Cristina Portugal

Resumo


Em 2023 temos muito a comemorar: além de completarmos três décadas de história, também recebemos a classificação Qualis CAPES A1 na área de Design, Arquitetura e Urbanismo. Esta classificação é uma prova da excelência do trabalho realizado pela revista e de sua dedicação à difusão do conhecimento e da pesquisa no campo do Design.

Celebrar 30 anos de existência é um marco para qualquer iniciativa, especialmente para uma publicação acadêmica e científica como a revista Estudos em Design. Fundado em 1993, o periódico tem sido voz de referência no campo do Design no Brasil, oferecendo aos leitores uma ampla gama de artigos e pesquisas de notável qualidade.

Estudos em Design é uma publicação trimestral da Associação Estudos em Design, aberta a todos interessados em divulgar suas reflexões sobre Design. Seu Conselho Editorial é composto por especialistas em cursos de graduação e pós-graduação em Design no país e no exterior, garantindo a qualidade e relevância do conteúdo publicado.

A equipe editorial e os colaboradores da revista Estudos em Design trabalharam arduamente para alcançar este marco, e devem ser parabenizados por sua dedicação e compromisso com a qualidade da publicação. O sucesso da revista em suas 40 edições online e 52 edições impressas é resultado de um trabalho em equipe, que envolve leitores, autores, pareceristas, equipe editorial e demais colaboradores.

Em reconhecimento à importância da participação dos pareceristas, a publicação passou a destacar seus colaboradores, convidando a cada nova edição regular um membro do comitê de avaliadores para escrever a coluna Editorial, reconhecendo seu valioso trabalho como avaliador.

Nessas três décadas, o periódico publicou e difundiu milhares de artigos de instituições de ensino e pesquisa de Design do Brasil, da América Latina e de outros continentes, reconhecendo e valorizando a produção nacional e internacional da pesquisa em design desenvolvida em diferentes instituições. Além dos artigos regulares submetidos, a revista também publicou seis edições especiais para apresentar os melhores trabalhos selecionados em eventos no Brasil e no exterior.

Gerenciada em sistema OJS (Open Journal System), a revista possibilita acesso ao seu conteúdo no Brasil e no exterior de forma gratuita, além de tornar o processo editorial mais ágil e transparente para todos os envolvidos. A partir da migração da revista para o sistema OJS, foi possível iniciar o processo de indexação nas bases de dados e registro do DOI (Digital Object Identifier), garantindo ampla visibilidade e reconhecimento dos conteúdos publicados. Ao ser indexado pelo DOI, o artigo entra no Banco de Dados da CROSSREF, a agência subsidiária do DOI, que possui uma das maiores bases mundiais de artigos indexados, aumentando significativamente o potencial de citação do artigo.

Nos próximos anos, esperamos que a revista Estudos em Design continue a ofertar  e ser uma plataforma para o debate e a difusão do conhecimento no campo do Design, e que permaneça sendo uma referência para os profissionais e estudiosos da área.

Agradecemos e parabenizamos a todos os envolvidos nesta jornada de 30 anos de excelência e dedicação!

 

Cristina Portugal

Editor da Estudos em Design


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Cristina Portugal

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.