Compreendendo a percepção das pessoas sobre as personagens femininas nos jogos online: uma análise por Diferencial Semântico com foco no jogo Valorant

Ana Carolina Brito França, Fabiane Fernandes Rodrigues

Resumo


Este artigo investiga e mensura, por uma pesquisa exploratória, a percepção das pessoas sobreafigura feminina nos jogos online, tendo como objeto de análise as personagens femininas dojogo online Valorant. Os resultados demonstram que apesar das diferentes características físicas e psicológicas observadas pelos avaliadores, todas as personagens são consideradas atraentes; jágrande parte das personagens analisadas são consideradas fortes e também independente dogênero sexual, tanto pessoas que se identificaram como sendo do gênero feminino, quantomasculino, afirmaram sentir algum nível de identificação com as personagens femininas do jogo.

Palavras-chave


Design de personagem, figura feminina, videogames, FPS, valor cultural

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Alessandro Luis de. A Técnica do Diferencial Semântico para Avaliação de Fenômenos Acústicos no Interior de Aeronaves. Orientador: Prof. Roberto Moraes Cruz. t2007. 145 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

COUTO, Heitor Dias. Design e Representações De Gênero Em Jogos Eletrônicos: recorte do cenário internacional a partir do estudo de caso de Dragon Age - Inquisition. Orientador: Prof. Msc. Bruno Serviliano Santos Farias. 2016. 115 p. Monografia (Graduação) – Design, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.

CAMPOS, L. F. A. ; FERNANDES, F. R. ; BONFIM, G. H. C. ; Lanutti, J. N. L. ; SILVA, J. C. P. R. ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ; OKIMOTO, M. L. R. L. . Influência da experiência na avaliação de preferência: estudo do diferencial semântico em ralador de queijo. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. Anais…, 2012.

CRUZ, Carlos Gutemberg de Sousa. Gênero Em Jogo: A Representatividade Da Mulher Através Do Figurino Em League Of Legends. Orientador: Prof. Dra Maria Dolores de Brito Mota. 2017. 104 p. Monografia (Graduação) – Design-Moda, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

GAMING INSTINCTS. Pokemon Let’s Go, Eevee! Review. Disponível em: https://www.gaminginstincts.com/pokemon-lets-go-eevee-review/. Acesso: Dez, 2021.

GOULART, Lucas Aguiar; HENNIGEN, Inês. Condições e possibilidades de uma tecnopolítica de gênero/sexualidade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 215-236, abr. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2014000100012.

IBISTER, Katherine. Better Game Characters by Desgin: a psychological approach. [s.l.]: Elsevier, 2006.

KRIPPENDORFF, Klaus. On the Essential Contexts of Artifacts or on the Proposition That "Design Is Making Sense (Of Things)". Design Issues, Vol. 5, No. 2 (Spring, 1989), pp. 9-39. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1511512?origin=JSTOR-pdf. Acesso em: Jul, 2022.

KRIPPENDORFF, Klaus; BUTTER, Reinhart. Product semantics: Exploring the symbolic qualities of form. Innovation, p. 4-9, 1984.Disponível em: https://repository.upenn.edu/asc_papers/40/. Acesso: Jun, 2022.

LEAGUE OF LEGENDS. Miss Fortune. Disponível em: https://www.leagueoflegends.com/pt-br/champions/miss-fortune/. Acesso: Dez, 2021.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

MEDEIROS, Wellington Gomes de. Interação Significante (IS): Dimensão Semântica da Interação de Usuários com Produtos. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006.

Nintendo. Princess Peach. Disponível em: https://play.nintendo.com/themes/friends/princess-peach/. Acesso: Jul, 2022.

OLIVEIRA, Juliana; NERY, Marcelo; SOUZA, Augusto. Agulha, Tesoura, Linhas e Tecidos Virtuais: A Moda nos Jogos Digitais. Proceedings of SBGames 2014: Art & Design Track, Porto Alegre, [s.n.], p. 239-248, nov, 2014.

OVERWATCH. Zarya. Disponível em: https://overwatch.blizzard.com/pt-br/heroes/zarya/. Acesso: Dez, 2021.

PASCHOARELLI, Luis Carlos ; MEDOLA, Fausto Orsi ; LANUTTI, Jamille. Design, Ergonomia e Semântica. In: DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara (Org.). Ensaios em Design: ações inovadoras. 1ed. Bauru: Canal 6, 2016, v. 1, p. 158-187.

PGB, 2022. Pesquisa Games Brasil: 9ª Edição Gratuita. Disponível em: . Acesso: Maio 2022.

RIBEIRO, Samuel de Sá; VALADARES, Victor Hugo Da Pieve Rodrigues. Jogos digitais “fora do armário”: reflexões sobre a representatividade queer nos games. IN: Proceedings of SBGames. SBC, 2018: Culture Track - Full Papers. Foz do Iguaçu, [s.n.], p. 838-847, out, 2018.

RODRIGUES, Letícia. Questões de Gênero em Jogos Digitais: Uma Coleção De Recursos Educacionais Abertos de Apoio à Mobilização. Orientador: Prof. Dr. Luiz Ernesto Merkle. 2017. 236 p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

SANTOS, Larissa Dhyovanna Guimarães. Mulheres E Games: Um Estudo Sobre A Objetificação Das Mulheres Nos Jogos Eletrônicos. Orientador: Profª. Drª. Rafaela Cyrino. 2021. 74 p. Monografia (Graduação) - Curso em Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

SLOAN, Robin. Virtual Character Design: For Games And Interactive Media. Nova Iorque: Taylor & Francis Group, 2015.

SMITE. Athena. Disponível: https://www.smitegame.com/gods/athena. Acesso: Dez, 2021.

THE ENEMY. VAL: Os próximos passos do cenário feminino de VALORANT. Disponível em: . Acesso: Fev 2021.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i1.1580

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ana Carolina Brito França, Fabiane Fernandes Rodrigues

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.