ADeQMat: um modelo para contribuir com a seleção de materiais no desenvolvimento do produto de moda

Patrícia de Mello Souza, Isabel Cristina Italiano

Resumo


A pesquisa aborda a otimização do processo de seleção de materiais têxteis para a configuração de produtos, no projeto do vestuário de moda, em âmbito acadêmico. Investigam-se métodos e modelos relacionados à composição da forma e à análise dos têxteis no processo projetual em design. Contempla-se o estudo das alterações de caimento geradas por diversos materiais, no qual, a drapeabilidade, avaliada por estimativa visual, é identificada como característica queinfluencia de modo relevante o comportamento têxtil na configuração de silhuetas. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se por exploratória e descritiva, com dados coletados por meio de levantamento, experimento e intervenções em campo.  Técnicas de modelagem tridimensional conduzem o processo de experimentação e viabilizam as construções de protótipos estruturadas por distintos materiais, posteriormente submetidas à avaliação subjetiva baseada na análise sensorial. Finaliza-se o estudo com a proposta de um modelo de processo intitulado ADeQMat, que fornece aos estudantes meios de ampliar as possibilidades de acerto na definição de materiais para projetar a forma do vestuário.


Palavras-chave


Design de Moda, Desenvolvimento de Produto, Modelo ADeQMat; Seleção de Materiais, Modelagem Tridimensional

Texto completo:

PDF

Referências


ALDRICH, Winifred. Tejido,forma y patronaje plano.Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

ANDRADE, Raquel Rabelo. Uma ferramenta para a seleção de tecidos no desenvolvimento de produtos de moda. 2016. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

BELLAVITIS, Arturo Dell’ Acqua. I diversiintreccidel design contemporâneo. In Conti, G. M. Design dellamaglieria: strumenti e metodologieprogettuali. Milano: Lupetti, 2013. p.11-21.

BREHM, Leda Maria Stumpf. Contribuição para classificação e descrição do caimento dos tecidos de seda 100% empregados em vestuário. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) – Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BUNKA FASHION COLLEGE. Curso de produção de vestuário 3. Tóquio, 2001.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2011.

LERMA, Beatrice; DE GIORGI, Claudia; ALLIONE, Cristina. Design e materiali:sensorialità_sostenibilità_progetto. Milano: Francoangeli, 2011.

PETRECA, Bruna; BAURLEY, Sharon; BIANCHI-BERTHOUZE, Nadia. How do designers feel textiles? In. INTERNATIONAL CONFERENCE ON AFFECTIVE COMPUTING AND INTELLIGENT INTERACTION, 6., 2015, Xi'an. Proceeding[…].Washington: IEEE Computer Society, 2015. p. 982-987.

PETRECA, Bruna; BAURLEY, Sharon; BIANCHI-BERTHOUZE, Nadia; TAJADURA-JIMÉNEZ, Ana. Investigating nuanced sensory experiences in textiles selection.In. International Joint Conference on Pervasive and Ubiquitous Computing, 2016, Heidelberg.Proceeding[…].New York: ACM, 2016. p. 989-994.

SANAD, Reham; CASSIDY,Tom; CHEUNG, Vien; EVANS, Elaine. Fabric and Garment Drape Measurement - Part 2. Journal of Fiber Bioengineering and Informatics, v.6, n.1, 2013.Disponívelem: http://manu27.magtech.com.cn/Jwk_JFBI/EN/Y2013/V6/I1/1#. Acesso em 15 fev. 2019.

SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

SOUZA, Patrícia de Mello. Estratégias de construção para estruturas têxteis vestíveis. 2013. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i3.1529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Patrícia de Mello Souza, Isabel Cristina Italiano

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.