Um olhar sobre as expectativas, seus reflexos e potencialidades na pesquisa e prática do design.
Resumo
Este artigo investiga como as expectativas podem ser relevantes para processos de design, entendendo a partir da psicologia e ciências sociais, o que são, como se formam e oportunidades para o design. A partir disso, exploramos conexões e aprofundamentos, demonstrando como certos construtos e diretrizes podem ser úteis para coletar e analisar expectativas nos contextos de pesquisa. Aqui demonstramos como mitos, metáforas, imagens associadas, processos de estímulo à imaginação, além de alguns protocolos para entrevistas e suas análises têm um enorme potencial. Concluímos que as expectativas são conceitos extremamente úteis para realizar e apoiar processos de design, indo além de mapear requisitos para projeto, entendendo com mais profundidade as experiências ou embasando processos colaborativos de design. São diversas possibilidades para novos processos ligados à contextualização e ao planejamento de artefatos, seja antecipando ou inspirando estratégias, sendo, portanto, altamente recomendável considerá-las e experimentar possibilidades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
APPADURAI, Arjun, AIME, Marco, NERESINI, Federico, & SASSATELLI, Roberta.The future as culturalfact: Essaysonthe global condition.Rassegna Italiana Di Sociologia, v.54, n.4, p. 651-673, Janeirode 2013.
BOESCH, Enerst. Symbolicactiontheory in cultural psychology. CultureandPsychology, Alemanha (Berlim)v.7, n. 4, p. 479–483, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007. 560p.
BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. São Paulo:Blucher, 2015. 234p.
CAVALCANTI, Cézar. Framework para antecipação de oportunidades para adoção de sistemas de produto-serviço (PSS) a partir do estudo das expectativas do usuário: um estudo de caso sobre adoção de PSS de moradia. Dissertação (Mestrado) - UFPE, Recife, 2020.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. MetaphorsWe Live By. Chicago/London, The Universityof Chicago Press, 1980. 333p.
LAHIRE, Bernard. O Homem Plural. Petrópolis: Vozes, 2002. 222p.
LINDLEY, Joseph; SHARMA, Dhruv; POTTS, Robert.AnticipatoryEthnography: Design Fiction as an Input to Design Ethnography. In:EthnographicPraxis in Industry,1., New York 2014. ConferenceProceedings, New York, 2014. p. 237–253.
NORMAN, Donald; DRAPER, Stephan.UserCentered System Design: New Perspectives onHuman-Computer Interaction. Hillsdale: Erlbaum Associates Inc, 1986. 544p.
NORMAN, Donald. The Design ofEverydayThings. New York: Basic Books, 1988. 348p.
OLSSON, Thomas.Layersofuserexpectationsof future technologies:Anearly framework. In:ConferenceonHumanFactors. Extended Abstracts. Toronto, 2014. p.1957–1962.
POLI, Ricardo.AnticipationandthePhilosophyofthe FutureIn:HandbookofAnticipation.InternationalPublishing: Springer, 2020. p. 109-118.
ROESE, NJ.; SHERMAN, JW. Expectacies. In: Cognitive System. UC Davis, 2021. p. 91-115.
STICKDORN, Mark; HORMESS, Markus; LAWRENCE, Adam; SCHNEIDER, Jakob. Thisis Service Design Doing. O’Reilly Media, 2018.
STRAUSS, Claudia. The Imaginary. AnthropologicalTheory, v6, n.3, p. 322–344, 01 setembro 2006.
ZITTOUN, Tânia.; CERCHIA, FrédérickImagination as Expansionof Experience. IntegrativePsychologicalandBehavioral Science, v.47, n.3, p.305–324, 28 abril de 2013.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i2.1459
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 J. Cézar Cavalcanti Rocha
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.