Aperfeiçoando projeções: Experiências de formações em design de apresentações digitais de slides (ADS) com estudantes de licenciatura de Pernambuco

Renata Amorim Cadena

Resumo


As apresentações digitais de slides (ADS) são artefatos difundidos em diversos círculos sociais, inclusive nos ambientes educacionais, e seu caráter multimídia e multissemiótico expõe diversas dificuldades dos usuários em originar slideshows satisfatórios. A partir de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho se ocupa, inicialmente, em definir as ADS e caracterizá-las, assim como de revelar críticas, pesquisas empíricas e orientações sobre o seu uso e estrutura. Num contexto de ausência de conteúdos sobre o uso da linguagem gráfica nas licenciaturas, esta dissertação descreve incursões no âmbito da formação docente para o design das ADS utilizando o MEID (Modelo Exploratório de Intervenção de Design), um método elaborado por Lopes (2013) para promover conhecimentos e habilidades de Design. O teste do MEID se deu a partir da elaboração e realização do ‘minicurso ideia projetada‘ com licenciandos da UFRPE e UFPE, em quatro turmas que alternaram o uso ou não desse método. Para possibilitar a análise dos slideshows obtidos no experimento, foi elaborado um protocolo analítico baseado no trabalho de Levy & Kimber (2009). O MEID se mostrou um método complexo e sua aplicação foi sendo aperfeiçoada no decorrer da pesquisa de campo. Os resultados sinalizam que o minicurso provocou mudanças positivas na prática dos participantes que mais se engajaram nas atividades, independente da turma. Nesse contexto, o MEID se mostrou eficaz enquanto orientador do ensino-aprendizagem, por motivar mais os alunos, bem como atendeu ao seu propósito específico ao promover uma articulação mais diversificada e harmônica da linguagem gráfica. O protocolo experimental teve um desempenho satisfatório como instrumento analítico, porém, requer refinamentos para a supressão de categorias pouco relevantes.


Palavras-chave


apresentações de slides, formação de professores, design, artefatos educacionais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i2.139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Renata Amorim Cadena

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.