Para entender o panorama institucional do design a partir da noção de “campo” e do legado teórico de Pierre Bourdieu

Ana Claudia Berwanger, Katia Broeto Miller, Myriam Salomão

Resumo


O artigo apresenta um parâmetro interpretativo para a compreensão do funcionamento e formação histórica das instituições dedicadas ao design: trata-se do arcabouço nocional desenvolvido pelo sociólogo Pierre Bourdieu, do qual serão apresentadas as noções de “campo”, “luta concorrencial”, “habitus”, “capital”, “doxa” e “illusio”. Serão apresentadas também as propriedades dos agentes situados nas posições “dominante”, “dominado”, “erudito” e “comercial”. Serão ainda comparados brevemente os modos de funcionamento dos campos de bens simbólicos e do campo econômico. Por fim, serão apresentados os fundamentos das instâncias que movem os campos em geral (produção, reprodução, difusão e consagração). Ao final, o artigo apresenta considerações sobre o desenvolvimento futuro de pesquisas a respeito do campo do design.


Palavras-chave


Campo do design, definição de design, pesquisa em design.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1385

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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