A Gestão de Design em serviços de consumo colaborativo: ações estratégicas, táticas e operacionais

Aline Bertolini de Lauro, Eugenio Andrés Díaz Merino, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo

Resumo


O consumo colaborativo é explorado na literatura como solução ao hiperconsumismo, porém existem dificuldades enfrentadas pelos usuários que tornam seu uso desagradável. Este trabalho faz uma revisão bibliográfica buscando compreender como a gestão de design pode potencializar esse serviço tornando-o mais adaptado às necessidades da sociedade atual. Ao concluir, apresenta ações de Gestão de Design para potencializá-lo e mantê-lo de forma sustentável.

Palavras-chave


Gestão de Design, pensamento sistêmico, consumo colaborativo

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento Sistêmico: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. 488 p.

BATTARBEE, Katja. Co-experience: UNDERSTANDING USER EXPERIENCES IN SOCIAL INTERACTION. 2004. 216 f. Dissertação (Mestrado) - University Of Art And Design Helsinki, Helsinki, 2004.

BELK, Russell. Why Not Share Rather Than Own? In: AMERICAN ACADEMY OF POLITICAL AND SOCIAL SCIENCE, 1., 2007, Toronto. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science. Toronto: Sage, 2007. p. 126 - 141.

BERTALANFFY, Ludwig Von. Tradução de Francisco M. Guimarães. Teoria Geral dos Sistemas. Fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis: Vozes, 2008.

BEST, Kathryn. Fundamentos da Gestão do Design. Tradução: André de Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p.

BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. O que é meu é seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Tradução Rodrigo Sardenberg. Porto Alegre: Bookman, 2011. 241 p.

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 252 p.

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração: um sistema definitivo de pensamento que transformará sua vida. São Paulo: Cultrix, 2005.

CÂMARA. Renata Paes de Barros. Desenvolvimento Sustentável. In: ALBUQUERQUE, José de Lima (org.). Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Editora Atlas, 2009, p.70–89.

CAPRARIELLO, Peter A.; REIS, Harry T.. To Do, to Have, or to Share?: Valuing Experiences Over Material Possessions Depends on the Involvement of Others. Journal Of Personality And Social Psychology, Indiana, p. 199-215. 2013.

CLARK, G. Evolution of the global sustainable consumption and production policy and the United Nations Environment Programme‟s (UNEP) supporting activities. Journal of Cleaner Production. v. 15, n. 6, 2007, p. 492–498.

FONTOURA, Antonio Martiniano; OGAVA, Camila de Cássia Das Dores; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A contribuição da Gestão de Design para a conscientização do consumo responsável como alternativa para o desenvolvimento sustentável. Revista DAPesquisa, Florianópolis, n. 09, p.510-526, jul. 2012. Anual.

FORLIZZI, Jodi; BATTARBEE, Katja. Understanding experience in interactive systems. In: 04 PROCEEDINGS OF THE 5TH CONFERENCE ON DESIGNING INTERACTIVE SYSTEMS: PROCESSES, PRACTICES, METHODS, AND TECHNIQUES, 5., 2004, New York. DIS '04 Proceedings of the 5th conference on Designing interactive systems: processes, practices, methods, and techniques. New York: Acm, 2004. p. 261 - 268.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207p. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2011. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000010135709212012572220530659.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2013.

MANZINI, Ezio; FRANÇOIS, Jegou. Collaborative Services: Social Innovation and Design for Sustainability. Poli Design, 2008. 111 p.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. United Nations Environment Programme Division of Technology, Industry, and Economics- Unep: Product-Service Systems and Sustainability. 2002. 32 pag. Disponível em:< http://www.unep.fr/scp/publications/list.asp>. Acesso 26 abr. 2013

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo 2008. 268 p MARTINS, Rosane Fonseca de F.; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina: Eduel, 2011.

MOZOTA, Brigitte Borja de; Klopsch, Cássia; Campelo, Felipe. Gestão do design. Tradução Lene Ribeiro. Porto Alegre: ARTMED,2011. ROY, Robin. Sustainable Product-Service systems. Futures, Lincoln, Uk, n. 32, p.289-299, abr. 2000. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/journal/00163287>. Acesso em: 01 fev. 2013.

SENGE, Peter M. A Quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende 16. ed. (Tradução: OP Traduções). São Paulo: Editora Nova Cultural, 2004. 443 p.

TANG, Tang and BHAMRA, Tracy A (2009). Understanding Consumer Behaviour to Reduce Environmental Impacts through Sustainable Product Design. In: Undisciplined! Design Research Society Conference 2008,

Sheffield Hallam University, Sheffield, UK, 16-19 July 2008.

TONETTO, Leandro Miletto; RENCK, Priscila Brust; STEIN, Lílian Milnitsky. Cognição, Design e Consumo: A Racionalidade Limitada na Tomada de Decisão.Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p.1-18, 2012. Semestral. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/estudos_em_design.php?strSecao=INPUT>. Acesso em: 22 maio 2013.

VASQUES, Rosana Aparecida. Design, cultura e sustentabilidade: um estudo sobre o uso compartilhado em lavanderias coletivas de edifícios residenciais em Curitiba - PR. 2011. 275 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

VASQUES, R. A.; LOURENÇO, D. A.; PADOVANI, S. Uso compartilhado de máquinas de lavar: um estudo exploratório centrado na satisfação do usuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9º. P&D, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Anhembi-Morumbi, 2010. VIANNA, Mauricio et al. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162 p.

ZWAN, Frank Van Der; BHAMRA, Tracy. Services marketing: taking up the sustainable development challenge. Journal Of Services Marketing, Bingley, p. 341-356. 2003.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i2.137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.