Identidade corporativa e gestão do design: Aspectos pré-denotativos de identificação da linha de produtos Dolce Gusto da marca Nescafé/Nestlé

Alberto Ribeiro Palmieri, Camila de Cássia das D. Ogava, Erik Silva dos Santos, Richard Perassi, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo

Resumo


A identificação de marca é fortalecida pela identidade cromática e morfológica de uma linha de produtos. Primeiramente, o caráter denotativo do produto é determinado por elementos característicos de sua funcionalidade. Por exemplo, há elementos característicos em uma cafeteira elétrica diferenciando-a de um liquidificador. Isso denota visualmente sua funcionalidade, qualificando-a como cafeteira. Há diferentes projetos que variam o design das cafeteiras, mas também mantém os elementos funcionais que são característicos deste tipo de produto. Por outro lado, há variações estruturais, morfológicas e de tratamento estilístico, que distinguem e individualizam os produtos concorrentes das diferentes marcas. Isso caracteriza a variação dos elementos pré-denotativos do design que, também, atuam na identificação de uma linha de diferentes produtos da mesma marca, como acontece na linha de produtos Dolce Gusto da marca Nescafé/Nestlé.

Palavras-chave


Morfologia do Design; Estilística do Produto; Gestão do Design; Identidade da Marca.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i2.134

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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