Práticas criativas contemporâneas: a teoria psicanalítica e suas contribuições para o processo de mediação empreendido pelo designer

Luiza Fernandes Lootens Machado, Ana Mansur de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo investigar contribuições da psicanálise para uma etapa específica de projetos de design: a etapa de conceituação. Esta etapa é compreendida como o momento projetual em que as questões simbólicas do projeto são analisadas em maior profundidade, a fim de se chegar a uma constelação conceitual que norteará o processo criativo. A pesquisa se dividiu em dois momentos. No primeiro, foi realizada uma análise de cinco metodologias projetuais utilizadas no design gráfico, buscando-se compreender como é proposto o processo de conceituação em cada uma. No segundo momento, foi efetuada uma investigação acerca de possíveis contribuições da psicanálise lacaniana para o processo de conceituação em design. Identificou-se que, apesar da reconhecida importância da questão simbólica no design, esta discussão ainda pode ser ampliada no que concerne à prática projetiva. Neste sentido, este estudo procura articular aspectos da escuta psicanalítica que podem oferecer contribuições ao manejo da dimensão simbólica em projetos de design.


Palavras-chave


Design, Psicanálise, Metodologia, Conceituação, Processo criativo

Texto completo:

PDF

Referências


AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011. 200 p. (Coleção design básico).

BECCARI, Marcos. Articulações simbólicas: uma nova filosofia do design. Teresópolis: 2AB, 2016. 255 p.

BÜRDEK, Bernhard. Design – História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Blucher, 2010. 496 p.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 262 p.

COSTA, Joan. Imagem Global. Barcelona: Ediciones CEAC, 1989. 262 p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. São Paulo: Editora 34, 1992. 279 p.

FERREIRA, Patrícia. Design conceptual na era pós-industrial: “a forma segue o conceito”. 2010. 198 p. Dissertação (Mestrado em Design de produto) – Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa.

FRASCARA, Jorge. Diseño gráfico y comunicación. 7. ed. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2000. 127 p.

FREUD, Sigmund. O método psicanalítico freudiano (1904 [1905]). In: IANNINI, Gilson; TAVARES, Pedro Heliodoro (Orgs.). Fundamentos da clínica psicanalítica. Tradução de C. Dornbusch. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 51-61. (Obras incompletas de Sigmund Freud, v. 6).

. Recomendações ao médico para o tratamento psicanalítico (1912). In: IANNINI, Gilson; TAVARES, Pedro Heliodoro (Orgs.). Fundamentos da clínica psicanalítica. Tradução de C. Dornbusch. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 93-106. (Obras incompletas de Sigmund Freud, v. 6).

HENRION, Frederick Henri Kay. La imagen corporativa. In: JONG, Cees. (Ed.), Manual de Identidad Corporativa. Barcelona: Gustavo Gili. 1991. p 41-47.

LONGO, Leila. Linguagem e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 76 p.

MOURA, Catarina. A palavra Design. Eikon – Journal on Semiotics and Culture, Covilhã, n. 5, p. 63-68, 2019.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB. 2003. 100 p.

SOLER, Colette. O inconsciente: o que é isso?. 2. ed. São Paulo: Zagodoni, 2020. 160 p.

ZIMMERMANN, Yves. Del Diseño. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1998. 169 p.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i3.1301

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Luiza Fernandes Lootens Machado, Ana Mansur de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.