Ver pelo tato: contribuição do Design Inclusivo na formação de imagens mentais

Márcio J. S. Guimarães, Mônica Moura, Cassia Leticia Carrara Domiciano

Resumo


Ler e interpretar uma imagem por meio da percepção tátil é uma atividade essencial para o leitor com deficiência visual. Este artigo aborda uma reflexão sobre livros infantis, imagens táteis, sua importância para o desenvolvimento infantil e atividades de pesquisa em Design Inclusivo, visando ao desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos que promovam a Educação Inclusiva. Utilizando métodos de análise qualitativa, são apresentadas duas experiências: uma de interpretação de imagens em livro inclusivo disponível no mercado editorial; outra de adaptação artesanal de materiais de apoio à leitura. Como resultado, demonstra-se possibilidades de como promover a autonomia da criança quanto à interpretação dos elementos pictóricos presentes nos livros infantis. Estas experiências foram realizadas pelos autores durante pesquisa de doutoramento em Design.


Palavras-chave


Design Inclusivo, Imagem Mental, Deficiência Visual, Livro Infantil, Contação de Histórias

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i3.1280

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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