Coleta de dados sobre o usuário do produto de vestuário: identificação de técnicas e ferramentas

Elen Makara, Giselle S. A. D. Merino

Resumo


O processo de desenvolvimento de produto de vestuário requer a realização de diferentes pesquisas a respeito do produto, do contexto de uso e do usuário. Assim, no decorrer do processo, destaca-se a grande quantidade de informações, porém pesquisadores pontuam que a pesquisa sobre o usuário, é muitas vezes desconsiderada ou pouco explorada em ferramentas e métodos da área do Design de Moda. O objetivo deste artigo é identificar as técnicas e ferramentas utilizadas na coleta de dados sobre o usuário no processo de desenvolvimento de produtos de vestuário. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em 4 bases de dados, nas quais foram selecionadas 13 pesquisas, sendo tese e dissertações nacionais, e artigos científicos internacionais. Como resultado apresenta-se 10 modos para a coleta de dados, que são utilizados com maior frequência na fase de planejamento. Conclui-se que a coleta de dados sobre o usuário deve ser priorizada, e considerada em todas as fases do projeto, de modo a desenvolver produtos adequados aos mesmos.


Palavras-chave


Design de Moda, Desenvolvimento de Produto do Vestuário, Usuário

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i2.1212

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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