Aproximações em Design para além do Racionalismo: tecendo caminhos para o pluriverso

Débora Andrade, María Cristina Ibarra

Resumo


O antropólogo Arturo Escobar (2016) conceitua a tradição racionalista como um contexto cultural onipresente em que grande parte do nosso mundo contemporâneo opera. Ele aponta essa tradição como responsável por moldar as formas de pensar e ser dos designers e da humanidade como um todo. O objetivo deste artigo é propor uma maneira de analisar práticas do design a partir de características da tradição racionalista apresentadas por dois autores reconhecidos e refletir como podemos superá-las, considerando que esta tradição tem produzido também consequências desastrosas. Para isso, apresentamos as características da tradição racionalista através de cinco monoculturas descritas pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos (2007) e quatro pilares da modernidade apresentados por Arturo Escobar (2018b). Em seguida, analisamos as relações entre estas características e metodologias e abordagens em design. Finalizamos mostrando alguns caminhos, no design, que buscam ou tentam escapar destas monoculturas e pilares do mundo moderno. Este artigo auxilia a compreender nosso lugar como designers e a perceber iniciativas mais ecológicas e pluriversais, nos termos de Santos (2007) e Escobar (2016), que estão sendo desenvolvidas no nosso campo. Estas reflexões são um primeiro passo para gerar impactos estruturais dentro da prática e pesquisa em design.


Palavras-chave


tradição racionalista, métodos em design, ecologias, pluriverso

Texto completo:

PDF

Referências


ANUSAS, Mike; HARKNESS, Rachel. “Different Presents in the Making”. In: SMITH, Rachel Charlotte, VANGKILDE, Kasper Tang, KJÆRSGAARD, Mette Gislev, OTTO, Ton, HALSE, Joachim, and BINDER, Thomas. Design Anthropological Futures, 2016. p. 55-69

BONSIEPE, Gui. Design: Como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.

ESCOBAR, Arturo. Autonomía y diseño: La realización de lo comunal. 1. ed. Universidad del Cauca: Sello Editorial, 2016.

ESCOBAR, Arturo. Designs for the Pluriverse. Durham and London: Duke Press University, 2018a.

ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. 4. ed. Medellín: Ediciones UNAULA, 2018b.

IBARRA, Maria Cristina. Aproximaciones a un diseño participativo sentipensante: correspondencias con un colectivo de residencias en Río de Janeiro. In Proceedings of the 16th Participatory Design Conference 2020 - Participation(s) Otherwise - Vol 3 (PDC ’20: Vol. 3), June 15–20, 2020, Manizales, Colombia.

INGOLD, Tim. Prologue. In: Search After Method: Sensing, Moving, and Imagining in Anthropological Fieldwork. New York: Berghahn Books; 2020.

MOURA, Mário. O Design que o design não vê. 1. ed. Lisboa: Abril, 2018.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.

SERPA, Bibiana; PORTELA. Imaira; COSTARD, Mariana, SILVIA, Samia. Political-pedagogical contributions to participatory design from Paulo Freire. In Proceedings of the 16th Participatory Design Conference 2020 - Participation(s) Otherwise - Volume 2 (PDC ’20). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 170–174. 2020

SMITH, Rachel Charlotte, VANGKILDE, Kasper Tang, KJÆRSGAARD, Mette Gislev, OTTO, Ton, HALSE, Joachim, and BINDER, Thomas. Design Anthropological Futures: exploring emergence, intervention and formation. London; New York: Bloomsbury Academic, 2016.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i1.1155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Débora Andrade, María Cristina Ibarra

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.