Daniel Raposo

Daniel Raposo Correio
http://www.danielraposo.com/
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Daniel Raposo (Phd in Design) é designer de comunicação e docente de ensino superior, desenvolve trabalho com enfoque especial na área da Identidade Visual Corporativa.

É doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”.
Investigador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design desde 2008, onde desenvolve a investigação Pós-Doutoramento sob o título “Posicionamento Gráfico da Marca. A compreensão e percepção de valor nos signos de identidade visual”.

Dedica-se ao estudo do design desde 1993, é técnico de design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade (ESTGP); mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação intitulada "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código".

Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 2006 a 2010 foi coordenador do curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual, foi coordenador do Mestrado em Design Gráfico da ESART-IPCB em associação com a FAUTL entre 2009 e 2014 e eleito pelos pares como coordenador da Unidade Técnico Científica do Design, Audiovisuais e Produção dos Media de 2013 a 2014. Foi responsável pelo projeto “Ritmos de Weimar”, desenvolvido entre a ESART e a Bauhaus-Universität Weimar.

Membro fundador e vogal do Conselho Técnico e Deontológico da Associação Nacional de Designers da qual foi secretário de Direção e Presidente da Assembleia Geral.

É diretor editorial da “Convergências – Revista de investigação e ensino das artes” (http://convergencias.esart.ipcb.pt); membro do conselho científico da revista euromediterrânica I+Diseño editada em Málaga (Espanha), da revista Brasileira “Educação Gráfica” editada pela UNESP, da Revista Científica Imagem, da Faculdade da Serra Gaúcha (Brasil), da Revista Waliki Design, editada pelo Instituto Atenea da Bolívia, do BrandTrends Journal da Associação Internacional de Investigadores em Branding. Membro do conselho Científico Internacional da Coleção Editorial de Franco Angeli “Culture del design”, pelo Dipartimento IDEAS, Industrial Design, Ambiente, Storia da Seconda Università degli Studi di Napoli – Itália. Cocoordenador da coleção de livros “Design, Comunicação e Publicidade”, da Dinalivro Edições.

PUBLICAÇÕES

Autor de diversos artigos científicos e de opinião, e coautor do livro “Ver, oír y sentir letras”, publicado em Bilbao, Espanha, de “Design de Identidade e Imagem Corporativa” das Edições IPCB, e coautor com Joan Costa, do livro “A rebelião dos signos. A alma da letra” publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía, no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições e em 2013 no formato ePub sob o título “A rebelião da letra”.

Mais informações em: www.danielraposo.com e : orcid.org/0000-0002-7818-7325